top of page
COMPANHIA

Fundada em 1995. Reconhecida pela abordagem de um vocabulário inovador no movimento. O gesto é a sua voz, o epicentro de um local vivo de interesses, experimentações estéticas, corporais, intelectuais entre Vida e Arte.

Partituras de uma gestualidade minuciosa, construída em detalhes, criando estruturas coreográficas sólidas, espiraladas, inscritas nos corpos dos intérpretes. Narrativas transfiguradas pelo desejo de uma poética, de uma dança não literal. Estas concentram, subvertem o espaço numa dramaturgia íntima, que fala do humano.

Celebra um cruzamento potente com a cultura brasileira, artes visuais, textos, música, experiências colaborativas com a cultura virtual, ópera, fotografia e arte performática, ampliando dimensões do conhecimento na linguagem trabalhada.

Milhazes concebe, desenvolve e dirige todas as etapas de pesquisa e montagem. No corpo de colaboradores, intérpretes, artistas da dança, vindos de diferentes formações, que desejam investigar, praticar a linguagem proposta, como vida, capaz de transformar as exigentes tarefas da ordem físico/emocional/intelectual, numa experiência humana pulsante e poética. 

Beatriz Milhazes, irmã, artista plástica, internacionalmente renomada, propõe elementos visuais impactantes, não cenários. Estes, vão agregar, transcender na obra coreográfica e espaço cênico um campo de percepções. Glauce Milhazes, mãe, dirige montagem cenográfica e desenho de luz.

Projetos de educação; seminário O Corpo na Arte Contemporânea, um painel de discussão sobre os cruzamentos das artes e formação de platéia, com Workshops técnicos e teóricos, acessando um público sem restrição de idade, classe social, cultural e de áreas especiais. As obras são encenadas em salas/foyers de teatros, espaços de Museus e Galerias de arte.

Produções que acessam o sensível, potencializam manifestações do ser e o pensar o sentido da vida como possibilidade transformadora na sua comunicação com a sociedade. 

Em 2024 anunciamos a abertura da "Casa da Companhia", localizada na Rua Vinicius de Moraes 80/201, Ipanema, Rio de Janeiro-RJ, local oficial de residência artística da Companhia de Dança. Um espaço de pensamento de arte, com residências, palestras, workshops e cursos relacionados à arte.

Perfil em tournée - 4 pessoas:

2 bailarinos
Coreógrafa
Diretor de palco / designer de luz
1 técnico (opcional)

Escala / espaço

Média / grande escala

Área desejada de cena 10m X 10m

"Milhazes assusta, com um domínio de artífice sobre o seu fazer coreográfico reunindo sofisticação e requinte com um rigor que explode em todas as dimensões"

Helena Katz - Estado de São Paulo

"Marcia e Beatriz criam diálogos entre corpos, entre a coreografia [...] e a pintura. A dança da intimidade amorosa converte os bailarinos em esculturas, massas amorosas movidas pelo desejo. [...]  Os cenários projetados por Beatriz tem complexas funções coreográficas [...] ela acentua o clima romântico e refinado da dança de Marcia.

Paulo Herkenhoff - Curador e Crítico de Arte

bottom of page